Imagem original: https://ihateflash.net/set/rock-in-rio-2019-parte-2/photos/1395644

Rock In Rio: Compreendendo o comportamento dos fãs de música

Texto Publicado em 2019, com atualizações.

Para aqueles que estavam lavando o cabelo e não sabem, a experiência do #RiR (para os íntimos) já aconteceu em 22 edições, sendo 9 delas no Brasil. O evento acontece a cada 2 anos e no Brasil a sua casa é a Cidade do Rock, que mudou um pouco de endereço mas sempre fica pelas bandas da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro. Esse estudo vai falar sobre a edição de 2019, que aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de setembro e 3, 4, 5 e 6 de outubro de 2019, com ingressos esgotados.

A dinâmica do evento é a seguinte: Cada dia de realização do evento conta com headliners e atrações que acontecem nos palcos secundários, como o Palco Sunset, a Rock Street e o Espaço Favela. Os headliners do evento são geralmente artistas de grande nome no cenário musical mundial (como a Ivete Sangalo 😀 ). Em todas as edições há sempre a mesma discussão sobre a pluralidade de estilos que são aceitas dentro do evento, gerando famosas discussões dentro do Xuitter. A edição de 2019 foi transmitida pelo canal Multishow, com a cobertura por diversos jornais nacionais e dominou a lista dos Trending Topics do Twitter durante o período.

Neste estudo foram utilizados dados de retweets e de quotes retweetados do Twitter para criar uma rede, uma ligação entre um usuário e quem esse usuário retweetou.

Usando essa metodologia, busquei encontrar grupos de usuários que possuiam mais afinidade entre si, o que, academicamente, pode ser lido como a busca por emergência de informação em redes complexas. Lembrando que os dados aqui apresentados são uma amostra disponibilizada pela RESP API do Twitter. Para saber como acessar a API é só dar uma conferida neste post aqui.(Elon Musk dificultou a busca através da API e agora a dinâmica esta diferente!)

Dados Gerais

 Primeiro
Final de semana
Segundo
Final de semana
Todo o Período
Período25/09 – 01/1002/10 – 09/1025/09 – 09/10
Tweets Totais3.062.801 (45.41%)3.681.493
(54.59%)
6.744.294
Retweets2.079.040 (46.72%)2.371.101 (53.28%)4.450.141
Quotes224.066
(48.57%)
237.262 (51.43%)461.328
Tweets Originais631.851 (39.48%)968.550 (60.52%)1.600.401
Quotes Retweetados127.844 (55.00%)104.580 (45.00%)232.424
Quantidade de Usuários1.016.336 (45.75%)1.626.884 (54.25%)2.221.150
Quantidade de Usuários Únicos594.266 (26.75%)1.204.814 (54.24%)422.070 (19.00%) (intersecção)
Média Tweets3.012.263.04
Mediana Tweets111

Abaixo serão apresentados os grupos e os dados de cada final de semana de evento.


Primeiro Final de Semana

O primeiro final de semana contou com 3 dias de evento e foi analisado do dia 25 de setembro até 01 de outubro. O line up está apresentado na tabela abaixo:

27/0928/0929/09
DRAKEFOO FIGHTERSBON JOVI
ELLIE GOULDINGWEEZERDAVE MATTHEWS BAND
BEBE REXHATENACIOUS DGOO GOO DOLLS
ALOKCPM 22 + RAIMUNDOSIVETE SANGALO

Com todos os dados em mãos, usei os dados de retweets e quotes retweetados para gerar um grafo, uma estrutura de conexão que possibilita a descoberta de subjetividades, neste caso, de gosto dos fãs em relação ao festival através das interações. Foram encontrados 9 grupos no primeiro final de semana que foram minimamente dissonantes e coesos, possibilitando uma análise mais aprofundada de cada um e suas particularidades.

Infelizmente não consegui colocar aqui uma versão interativa do grafo, uma vez que ele está muuuuuuito grande. Abaixo dividi os grupos e fiz uma pequena apresentação de cada um.

Apresentação dos Grupos

Galera do sofá

Em um festival com vários shows transmitidos pela TV e pela internet é clássica a formação de um grupo que não pode ir mas que consumiu os conteúdos produzidos e divulgados. Este grupo parece ser formado em torno dos conteúdos oficiais produzidos pela Multishow, pelos canais do Rock in Rio, as hashtags oficiais e o retweet de contas oficias do evento são a marca desse grupo. Outro fato que indica esse comportamento é a multiplicidade de artistas entre os mais compartilhados pelos fãs, não ficando definido em uma única temática ou um artista como os outros grupos.

 


Go out, Drake!

O Rap/Hip-hop teve um crescimento enorme no Brasil (e no mundo) nos últimos anos. Esse crescimento pode ser tido como um dos motivos de termos tido o Drake como headliner da noite (e a Cardi B como antecessora, apesar dela ter cancelado a participação). Neste grupo a temática gira em torno do Rap/Hip-Hop com um tom mais raiz, de preferência para artistas como XXXtentation e Travis Scoot ao invés do Drake. Outro ponto de grande destaque foi uma postagem feita pelo usuário @crzyttam contendo um stories da cantora/artista Jojo Maronttinni, mais conhecida como Jojo Todynho, narrando como ela mostrou os peitos para o Drake nos bastidores do evento.


Zoando o Drake

Esse grupo tem por característica o quesito humor frente a participação do cantor Drake no evento, incluindo discussões sobre sua estadia no país e a decisão por parte da MultiShow de transmitir o show da Rihanna de anos anteriores no horário dedicado ao cantor, uma vez que ele não autorizou a transmissão [tretas rs].

Um segundo eixo temático é a participação da cantora Bebe Rexha que devido a todos os problemas relacionados ao Drake foi colocada como a mais importante da noite pelo grupo, ganhando um status de injustiçada pois deveria ter sido a headliner.


Bebe Rexha

As interações em torno da cantora Bebe Rexha fizeram com que fosse criado um grupo especialmente para ela pelo algoritmo de clusterização. A interação dela com o público, dentro e fora do palco, renderam milhares de tweets. Um dos episódios mais inusitados foi o momento em que ela chamou um fã, o @fiuzagu15, para dançar no palco.


Tretas do RiR

Falou em treta de Twitter falou em BCharts, o @bchartsnet. O perfil é um dos grandes mobilizadores quando se trata de entretenimento musical, estando sempre por dentro de todas as tretas – e sempre instigando mais! Dessa vez foi falando sobre a fofoca dos bastidores envolvendo o Boninho e o Drake, sobre a Jojo Toddynho mostrando os peitos para o Drake, a transmissão do show da Rihanna no lugar do Drake e as caras, bocas e performances da Pablo Vittar na área VIP do RiR.


Tenacious D e Júnior Groovador

Júnior Bass Groovador e o Tenacious D prometeram uma grande apresentação e cumpriram a promessa. A mistura do Forró do Groovador e o Rock/Metal do Tenacious D agradou bastante os fãs e repercutiu a tal forma que formou um grupo especialmente para esse feat improvável.

A apresentação do Bon Jovi, que era a principal da noite, também foi lembrada por esse grupo.


Representatividade Importa

Sendo uma questão que vem ganhando destaque nos últimos anos, este grupo apresenta várias questões que giram em torno da representatividade, em grande parte da população negra. Entre os principais tópicos estão discussões sobre a representatividade de mulheres no RiR, exaltação a Iza e a Izinha (apelido da Luara Martins), a participação da Alcione e músicas relacionadas a militâncias.


 O Eletrônico + Love Drake

Esse grupo possui duas temáticas principais e bem relevantes nessa análise. A primeira é relacionada ao eletrônico, que ganhou grande destaque no Rock in Rio, tendo o Alok como carro chefe/representante. A segunda temática é relacionada ao Drake, ao contrário dos outros grupos que criticavam e/ou zuaram o cantor, nesse grupo houve uma exaltação ao show, muitos de forma irônica.


Os Influenciadores da Web

Este grupo, diferentemente dos grupos anteriores, parece ser agrupado pelo usuários que transmitem as mensagens, ao invés do conteúdo da mensagem. Muitos deles são influenciadores conhecidos por cobrir a pauta entretenimento, como o @luscas e a @divadepressão.

Quando analisamos usando apenas os dados de conexões, como é o caso do grafo estático que foi apresentado acima, perdemos informações importantes como a data de início das conexões e a duração dela. Visando compreender a dinâmica temporal destas interações,analisei os dados do grafo de hora em hora, buscando compreender as micro-mudanças que aconteceram:

A métrica RT Magnitude Scale é uma criação usada no meu TCC e basicamente trata-se da variação da densidade do grafo (quantidade de conexões) existentes a cada hora, fornecendo assim uma escala com momentos importantes para cada grupo.

Uma métrica simples mas fundamental no entendimento das dinâmicas é a Quantidade de Tweets por hora, nos mostrando picos nos dias do evento e uma calda de conteúdo na manhã do dia seguinte.

A análise abaixo procura compreender momentos em que os grupos foram expandindo e ativando outros usuários. Geralmente memes e situações virais são os grandes responsáveis por ativar usuários que não estão diretamente ligados com o evento analisado, trabalhando na ampliação da discussão. É possível perceber que os conteúdos produzidos no dia 28 a meia noite perduraram durante todo o dia e ativaram muitos usuários, diferente do comportamento dos outros grupos.

A análise de saída de usuários foi criada para ajudar a compreender pontos onde para um grupo não fazia mais sentido participar da discussão, criando assim uma debandada. O grupo verde possui essa característica por ser um grupo muito ligado a memes e ao quanto aquele conteúdo ainda está ‘quente’, quando para de fazer sentido para o grupo há ponto de inclinação que demonstram essas saídas.


Segundo Final de Semana

O segundo final de semana contou com 4 dias de evento e foi analisado do dia 02 de outubro até 09 de outubro. O lined up está apresentado na tabela abaixo:

03/1004/1005/1006/10
RED HOT CHILI PEPPERSIRON MAIDENP!NKMUSE
PANIC! AT THE DISCOSCORPIONSBLACK EYED PEASIMAGINE DRAGONS
NILE RODGERS & CHICHELLOWEENH.E.R.NICKELBACK
CAPITAL INICIALSEPULTURAANITTAOS PARALAMAS DO SUCESSO

Novamente usando os dados de retweets e quotes retweetados para gerar um grafo, foi criada uma nova estrutura de conexão com as interações deste período. Foram encontrados 10 grupos minimamente dissonantes e coesos para uma análise mais aprofundada.

Abaixo são apresentados os grupos que fazem parte deste grafo:

Galera do sofá V2

Assim como no outro final de semana, o grupo que mais se destaca é a galera do sofá, que acompanhou o evento de casa. Este grupo parece ser formado em torno dos conteúdos oficiais produzidos pela Multishow e pelos canais do Rock in Rio. Hashtags oficiais e o retweet de contas oficias do evento são a marca desse grupo. Como particularidade, esse grupo parece se concentrar em 4 momentos específicos: os shows do Panic! at the disco, P!nk e Imagine Dragons e o – agora clássico – pedido da Anitta protagonizado pela Titi Muller.


Anitta do Funk

Anitta, enquanto fenômeno emplacador de hits é inegável e no Rock in Rio se propôs e levar o funk para esse espaço (que muitas vezes excluiu esse estilo). Este grupo girou em torno da cantora e do espetáculo que ela levou ao palco. Fãs que não foram ao evento se mobilizaram pra exaltar esse espetáculo, que ficou em segundo entre os grupos mais atuantes nas redes sociais neste final de semana.


P!nk nas alturas

Surpreendendo o público e sobrevoando mais de 100 mil pessoas no Rock in Rio, a P!nk entrou pro hall dos shows mais memoráveis do festival. Com direito a pedido de casamento de um casal gay, um show com várias acrobacias e uma sinergia única com o público, o show teve um dos momentos mais compartilhados do festival.


Todo mundo pedindo Anitta!

Em um dos momentos mais engraçados e marcantes do festival, a Titi Muller, nossa eterna VJ da MTV, estava fazendo uma transmissão quando disse que a galera tava gritando pelo nome da Anitta (que iria se apresentar logo em seguida). Apontou o microfone pra galera, mas só dava pra ouvir “ei, Bolsonaro, vai tomar no c…”. A Titi ainda mandou a ironia: “A galera tá pedindo Anitta faz um tempão!”. O corte viralizou rapidamente, ainda mais quando se leva em consiração o contexto politico da época.


Panic! in Rio

‘Mama, ooh…’ Quem ouve Bohemian Rhapsody e consegue ficar quieto com certeza bom sujeito não é e o show do Panic! at the disco mostrou isso de forma sensacional. Com a clássica música do Queen no seu repertório, a banda levou o público do Rock in Rio a loucura em um coral de tirar o fôlego de qualquer artista. Um dos pontos de destaque foi a baixista da banda Nicole Row, que roubou corações durante o show.


Perifa Presente!

Este é um grupo de difícil classificação mas que parece ter foco em vivências da periferia. Alguns pontos de destaque são a ‘escolha’ da Anitta como representante do 150BPM, que para muitos não faz muito sentido uma vez que o principal nome do estilo, o DJ Rennan da Penha, estava preso na época. Essa questão pode estar ligada ao anúncio da Anitta como Head de Inovação da Skol Beats, lançando a Skol 150 Bpm. Outro ponto de destaque foi a não participação da cantora Ludmilla.


Rock Nostálgico

Dominado por um Rock mais pesado e nostálgico, esse grupo é formado pela exaltação aos grandes nomes do Rock mundial: Red Hot Chilli Peppers, Iron Maiden e Scorpions. Com destaque para campanha de divulgação do show feita pelo Iron Maiden.


#MiliteiToda

Esse grupo é formado por usuários de destaque do campo político da esquerda brasileira no Twitter, perfis como o do Deputado David Miranda, da Deputada Jandira Feghali, do jornalista William de Lucca e do site humoristico Sensacionalista. Em sua grande parte publicando o vídeo em que a Titi Muller aparece “pedindo a Anitta” ou fazendo alusão a esse evento.

Novamente o RT Magnitude Scale mostra uma importante participação do grupo azul, que quando quando analisado apenas pela quantidade de tweets acaba ficando invisibilizado.

Na visualização da Quantidade de Tweets por hora é interessante observar a falta de pico no dia 4, mais focado no Rock Raiz, sendo uma das explicações a idade e/ou o perfil desse grupo em a sua relação com as mídias sociais (e a sua forma de experienciar o evento). O grupo azul aparece com 3 picos, possibilitando compreender que alguns artistas desses 3 picos possuem um base muito semelhante.

A análise de novos usuários mostrou que o episódio da Titi Muller pedindo a Anitta trouxe uma grande quantidade de usuários para as conversas envolvendo Rock In Rio.

A análise de permanência é uma análise que busca avaliar se os usuários que estão produzindo conteúdo na hora x também estavam na hora x-1, verificando se eles permanecem na conversa. Quando temos grupos com grande polaridades, como de questões políticas, essa métrica se mostra bem interessante para avaliar o esforço do grupo, seja em definir a conversa ou manter um hashtag no topo do Trending Topics.

A análise de saída do segundo final de semana nos mostra que os grupos Galera do Sofá V2 e Todo mundo pedindo Anitta!, por estarem ligados com questões temporal e memética, possuem uma saída muito acentuada, assim como alguns grupos apresentaram no primeiro final de semana.

Fluxo de Usuários

Buscando compreender o comportamento dos usuários comparando os dois finais de semana foi utilizando o diagrama de Sankey, excelente para a visualização de fluxo de informações. É possível perceber que:

  • Grupos com afinidade política possuem usuários em comum nos dois finais de semana;
  • Os grupos Galera do sofá, Galera do Sofá V2, P!nk nas alturas, Zoando o Drake e Todo mundo pedindo Anitta! possuem um quesito memético muito grande, sendo o conteúdo desse grupo o mais viral.

Nesta análise estão apenas os usuários que produziram conteúdos tanto no primeiro final de semana quanto no segundo, é a intersecção dos usuários, contando com 19% dos deles (cerca de 422.070 usuários).

Considerações

  • Mapear um evento em tempo real requer uma dinâmica de identificação de questões muito mais rápida, que não foi o objetivo desta análise. Caso fosse em tempo real, seria necessário criar alguns algoritmos de análise em tempo real, incluindo alguns algoritmos aplicando LDA e TF-IDF para identificar mais facilmente a subjetividade dos grupos.
  • Este post não tem por objetivo sugerir e nem dar conclusões sobre o evento, uma vez que não é de meu conhecimento as estratégias utilizadas (e também não fui pago pra isso hahhaa), o foco era apresentar uma metodologia para análise de evento e situações.
  • 2024 é ano político e ter na manga essa metodologia pode ser um grande trunfo na hora de conseguir mais informações e melhores resultados;
  • Em minha visão, essa metodologia tem um grande potencial frente ao já existente relatório de positivo, negativo e neutro de social listening;
  • Este trabalha é fruto de uma parceria com o Leonardo Marinho na disciplina de Visualização da Informação no mestrado do PPGI/UFRJ.

Metodologia

Para a realização desta análise foram coletados dados do site de rede social Twitter, durante o período de 25 de setembro a 9 de outubro de 2019, usando as APIs públicas disponibilizadas pela plataforma (Stream API e REST API). Foi realizada uma busca usando a busca por streaming e posteriormente uma busca histórica, visando complementar momentos em que a busca por streaming estivesse instável, assim complementando o dataset. A query de busca utilizada consistia do nome do festival (e suas variações), e dos nomes de usuários de cada headliner na rede social Twitter. EX: “Rock in Rio”, “RiR2019”, “Panic! at the disco” e “panicatthedisco”.

Para as análises foram utilizados os dados de retweets e quotes (quando o usuário dá retweet mas adiciona um comentário ao conteúdo), num total de 5.143.893 postagens. Os dados foram divididos em dois períodos, 25/set a 1/out e 2/out a 9/out, de forma que fosse possível analisar cada final de semana do evento de forma separada. Para a definição dos grupos temáticos (clusters) foi utilizado o algoritmo de clusterização ‘Louvain’ e posteriormente avaliado manualmente para identificação do aspecto subjetivo do grupo. Para a criação dos grafos foi utilizado o programa Gephi e aplicado a distribuição Force Atlas 2. Todos os dados e gráficos estão publicando no plot.ly e podem ser baixados facilmente.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *